Descrição
Pareceria mais lógico que esta publicação levasse o título de “Os Jogos Populares Transmontanos – Onze Anos de História” e isto porque se regista sobretudo a ação que o Centro Cultural Regional de Vila Real tem desenvolvido em favor da animação, recolha, investigação e promoção dos jogos populares da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. E, sendo assim, deveriam também estes jogos designar-se de transmontano-durienses.
Mas, se é verdade que o CCRVR começou por se dedicar aos jogos da sua região, é também certo que ele, fora da região e do país, tem participado em ações em que estão presentes jogos de outras regiões portuguesas e de outros países, contribuindo para as suas animação e difusão. Foi, de resto, em Vila Real que, em 13 de novembro de 1977, se iniciou o movimento de recuperação festiva dos jogos populares, tanto em Portugal como no resto do mundo, acontecimento de que justamente nos orgulhamos. Por outro lado, pertence ao autor a primeira obra em que se alia uma vasta recolha de jogos populares portugueses ao seu estudo psicológico, antropológico, semiótico e histórico.
Quanto a terem-se denominado de transmontanos e não de transmontano-durienses os jogos populares de Trás-os-Montes e Alto Douro, diga-se que, tradicionalmente, a grande região transmontana compreende todo o Alto Douro que, por seu lado, ocupa larga franja dos distritos de Viseu e da Guarda. Eis a razão por que essa palavra transmontano tem aqui um sentido regional ao aplicar-se ao jogo. E foi essa a razão que pesou na escolha do nome “I Jogos Populares Transmontanos”, por votação que aprovou uma proposta do autor, numa assembleia realizada em Vila Real, em 1977, na Casa da Cultura da Juventude.
[excerto]
Avaliações
Ainda não existem avaliações.