Prémio Literário António Cabral 2019
Foto de Matt Hoffman (Unsplash)
Foto de Matt Hoffman (Unsplash)

(…) Cai em gotas,
das folhas
a manhã deslumbrada

– Carlos de Oliveira

Gândara

A terra freme
farta de chuva

Uivam douradas dunas
na orgia do vento
ao sul

Imaculados corpos
dormem
sobre descampados

Arde ainda
o dia

Casa de adobo
na cinza
das palavras

António Canteiro

António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em S. Caetano, em 1964. Vive actualmente em Febres – Cantanhede.

É Técnico Superior na Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, desde 1992, tendo iniciado actividade profissional no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, vindo em 1995 transferido para Aveiro, onde actualmente exerce a mesma profissão.

Publicou um trabalho de investigação sobre a etnia cigana, Questões Étnicas Questões Éticas, na revista Em Comunicação, do Instituto de Reinserção Social.

Na poesia e no romance, publicou: Parede de Adobo (CSPSC), romance que recebeu Menção Honrosa do Prémio Carlos de Oliveira, em 2005; Ao Redor dos Muros (Gradiva Publicações), romance que venceu o Prémio Alves Redol, em 2009; Largo da Capella (Gradiva Publicações), romance que obteve a Menção Honrosa do Prémio João Gaspar Simões, em 2011; O Silêncio Solar das Manhãs (Gradiva Publicações) venceu o Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2013; Logo à Tarde vai Estar Frio (Gradiva Publicações), romance galardoado com Menção Especial do Júri, no Prémio João José Cochofel/Casa da Escrita de Coimbra, e vencedor, em 2015, do Prémio Mª Amália Vaz de Carvalho; Na Luz das Janelas Pestanejam as Sombras (Ed. LASA), que arrecadou o Prémio de Poesia de Bocage, em 2015; A Luz Vem das Pedras (Gradiva Publicações), romance que venceu, em 2015, o Prémio Alves Redol; Vamos Então Falar de Árvores, romance (no prelo da Editora Húmus), que venceu ex aequo o Prémio Bento da Cruz, em 2018; A Casa do Ser (Gradiva Publicações), que venceu o Prémio de Poesia de Bocage, em 2018

Não Fosse o Tumulto de Um Corpo, poesia inédita, venceu o Prémio Literário António Cabral 2019.

Escrever um Comentário